Autoridades monitoram barragens com risco de rompimento na Bahia

Alerta foi emitido na tarde de terça-feira (28) pelo Corpo de Bombeiros

BandNewsFM

egundo o último levantamento, 358 ficaram feridas por causa das fortes chuvas. Foto: Leonardo Benessatto/Reuters
egundo o último levantamento, 358 ficaram feridas por causa das fortes chuvas.
Foto: Leonardo Benessatto/Reuters

As autoridades da Bahia e Minas Gerais continuam monitorando a situação da barragem Machado Mineiro, localizada no Rio Pardo, na região da cidade mineira de Águas Vermelhas e que pode gerar enchentes nas cidades baianas de Itambé, Canavieiras, Mascote e Cândido Sales. 

Um alerta foi emitido na tarde de terça-feira (28) pelo Corpo de Bombeiros, após abertura das comportas da barragem. Moradores de áreas de riscos tiveram que deixar as casas às pressas. 

Todas as barragens do estado também são monitoradas. Ao todo, 136 cidades baianas estão em situação de emergência por causa da chuva, o que representa 32% dos 417 municípios do estado; vinte e uma pessoas morreram.

Segundo o último levantamento, 358 ficaram feridas por causa das fortes chuvas. Ainda de acordo com a Defesa Civil, já são mais de 470 mil afetados. Algumas cidades atingidas pelas chuvas ainda perderam parte dos estoques de vacinas contra a gripe e a covid -19. 

Para tentar diminuir os impactos causados por essas perdas e prevenir doenças que podem surgir após as inundações, mais de 100 mil vacinas contra a influenza, além de doses de imunizantes contra a covid e outras doenças, como a Hepatite A, vão ser enviadas para o interior da Bahia.  O anúncio foi feito na última terça-feira (28) durante comitiva de ministros com o governador Rui Costa.