"Autoridades de Gaza são responsáveis por seus civis", diz porta-voz de Israel

Major Roni Kaplan disse que militares estão “combatendo o Hamas” enquanto diplomatas “cuidam da diplomacia"

Rádio BandNews FM

O porta-voz das Forças de Defesa de Israel afirma que a responsabilidade pelos civis que estão na Faixa de Gaza é das autoridades de Gaza.

Em entrevista à BandNews FM nesta segunda-feira (16), o major Roni Kaplan disse que os militares estão “combatendo o Hamas” enquanto os diplomatas “cuidam da diplomacia”.

“Os civis na Faixa de Gaza são responsabilidade de seu governo. Os civis no Brasil são responsabilidade do governo brasileiro. Os civis em Israel são responsabilidade de Israel”, afirmou.

Sem revelar os próximos passos da operação na região ou confirmar se será realizada uma incursão terrestre em Gaza, ele ressaltou que o Exército pediu “há mais de 50 horas” que as pessoas deixem a região norte de Gaza e sigam para o sul, mas destacou que o Hamas bloqueou a principal estrada que faz essa ligação para dificultar a migração.

Questionado sobre a situação das pessoas que estão na fronteira com o Egito, incluindo brasileiros, o porta-voz das Forças de Defesa de Israel disse que os militares não têm “nenhum tipo de interesse ou vontade de que civis na Faixa de Gaza sejam feridos”.

“O que é proporcional frente a um terrorista que viola, massacra, assassina e corta a cabeça de mulheres? O que é proporcional para ele? Como se luta proporcionalmente? [...] Nosso objetivo é eliminar as capacidades militares do Hamas. Que nunca mais na história eles possam fazer esse tipo de ataque contra Israel”, completou.

O militar ressaltou ainda que “compreende o drama” dos civis, mas acrescentou que grupos como o Estado Islâmico ou o Hamas “não têm sensibilidade pela vida humana”.