Autor do atentado em Brasília planejava matar ministro Alexandre de Moraes, do STF

Lana Canepa detalhou o andamento das investigações contra o ataque realizado ontem na Praça dos Três Poderes; Francisco Vanderlei Luís morreu após arremessar bombas contra a Suprema Corte

A colunista Lana Canepa, da BandNews FM, informou na manhã desta quinta-feira (14) que haviam motivações políticas nas ações de Francisco Vanderlei Luís, homem de 59 anos de idade que realizou um atentado na Praça dos Três Poderes, na noite de ontem. O intuito da ação, inclusive, seria para assassinar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo apurações da jornalista, investigadores já estão em posse do celular e das mensagens enviadas pelo autor do atentado. Na casa que o homem havia alugado, em Ceilândia, no Distrito Federal, havia um recado para Débora Rodrigues - mulher que havia escrito 'Perdeu, Mané', na Estátua da Justiça, em frente ao STF durante os atentados do 8 de Janeiro.

"Debora Rodrigues, por favor não desperdice batom, isso é para deixar mulher bonita. E faz uma referência à estatua e ao uso de explosivos [...] Uma conexão direta com o que foi o 8 de Janeiro", explica Lana.

A equipe de reportagem da BandNews FM também apurou que a ex-esposa de Francisco, durante investigações n casa do autor, em Santa Catarina, a ex-parceira explicou que o intuito da ação era matar Alexandre de Moraes. A mulher pretende formalizar as declarações na Superintendência da Polícia Federal.

Moraes se pronunciou nesta quinta e declarou que o que aconteceu "não é um fato isolado do contexto [político]" e declaro que não é possível falar em "pacificação do país" - uma referência ao posicionamento de Jair Bolsonaro, que pediu pacificação nas suas redes sociais - com anistia a criminosos.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.