Aumento no preço do petróleo impacta passagens aéreas no Brasil

Ouvintes da BandNews FM relatam preços mais altos do que os anteriores

BandNews FM

Passagens aéreas serão impactadas pelo aumento do petróleo Foto: Rodrigo Mello Nunes / Agência Brasil
Passagens aéreas serão impactadas pelo aumento do petróleo
Foto: Rodrigo Mello Nunes / Agência Brasil

O aumento no preço do petróleo por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia também traz impactos para as passagens aéreas no Brasil e ouvintes da BandNews FM relatam que já estão encontrando valores mais caros do que em semanas anteriores.

 Procurada pela BandNews FM, a Latam confirmou que o conflito elevou os custos do setor, o “afetará o aumento no preço” dos bilhetes.

 Já a Azul, apesar de não afirmar expressamente que vai reajustar o valor das passagens, também alertou para os custos elevados por causa do querosene de aviação, o combustível das aeronaves, afetado diretamente pela flutuação no valor do barril de petróleo. 

 O produto, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), corresponde a mais de um terço do orçamento de gastos das companhias e tem mais de 50% do preço indexado ao dólar.

A empresa alertou ainda que a continuidade da guerra “poderá adiar uma retomada mais vigorosa da oferta de voos no país, assim como a inclusão de novas cidades e novas rotas e frequências entre aeroportos que já contam com serviço aéreo”.

Já a Gol afirmou que não vai se pronunciar; a companhia “está em período de silêncio” e vai divulgar na segunda-feira (14) os resultados financeiros do quarto trimestre de 2021.

Em nota enviada à BandNews FM, a Abear afirmou que o barril de petróleo acumulou alta de 76,2% no ano passado, superando as elevações do diesel (56%), gasolina (42,4%) e gás de cozinha (36%).

“Qualquer eventual reajuste de preços de passagens está relacionado à política comercial de cada companhia. Neste aspecto, a Abear não se pronuncia”, acrescentou a associação.