Atos de 7 de Setembro tiveram pouco impacto em nova pesquisa Datafolha

Bolsonaro deve capitalizar mais votos, na avaliação de cientista política

BandNews FM

Manifestantes reunidos na Esplanada dos Ministérios para comemorações em Brasília Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Manifestantes reunidos na Esplanada dos Ministérios para comemorações em Brasília
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Nova pesquisa Datafolha mostra que a distância entre Lula e Bolsonaro caiu para 11%, menor diferença desde maio. O petista aparece com 45% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto Bolsonaro tem 34%, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (09).

Para a cientista política Deysi Cioccari, a morte da Rainha Elizabeth II acabou abafando o noticiário político. Ela acredita, no entanto, que o atual presidente ainda pode capitalizar votos com as celebrações dos 200 anos da independência do Brasil.

Ainda de acordo com o Datafolha, Ciro Gomes, do PDT, caiu de 9% para 7% nas intenções de voto. Para a jornalista, essa redução pode ser explicada por dois fatores: primeiro, porque a campanha de Ciro não decolou; e segundo por um fenômeno chamado eleitores pendulares.

Cioccari ressalta que, segundo o Datafolha, 79% das intenções de voto estão concentradas em Lula e Bolsonaro: 45% a 34% para o petista.

Já os candidatos Ciro Gomes, do PDT, e Simone Tebet, do MDB, aparecem na sequência, com 7% e 5%, respectivamente. De acordo com a cientista política, existe pouca ou nenhuma margem para avanços futuros desses candidatos.

O mais importante, agora, segundo a analista, é saber se teremos ou não segundo turno entre Lula e Bolsonaro.