Nova pesquisa Datafolha mostra que a distância entre Lula e Bolsonaro caiu para 11%, menor diferença desde maio. O petista aparece com 45% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto Bolsonaro tem 34%, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (09).
Para a cientista política Deysi Cioccari, a morte da Rainha Elizabeth II acabou abafando o noticiário político. Ela acredita, no entanto, que o atual presidente ainda pode capitalizar votos com as celebrações dos 200 anos da independência do Brasil.
Ainda de acordo com o Datafolha, Ciro Gomes, do PDT, caiu de 9% para 7% nas intenções de voto. Para a jornalista, essa redução pode ser explicada por dois fatores: primeiro, porque a campanha de Ciro não decolou; e segundo por um fenômeno chamado eleitores pendulares.
Cioccari ressalta que, segundo o Datafolha, 79% das intenções de voto estão concentradas em Lula e Bolsonaro: 45% a 34% para o petista.
Já os candidatos Ciro Gomes, do PDT, e Simone Tebet, do MDB, aparecem na sequência, com 7% e 5%, respectivamente. De acordo com a cientista política, existe pouca ou nenhuma margem para avanços futuros desses candidatos.
O mais importante, agora, segundo a analista, é saber se teremos ou não segundo turno entre Lula e Bolsonaro.