BandNews FM

Ato antidemocrático em Brasília repercute na imprensa internacional

Principais jornais e emissoras estrangeiras falam em tentativa de golpe e vandalismo na sede dos poderes na capital federal

BandNews FM

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Fotos: reprodução

Os atos antidemocráticos em Brasília durante o domingo (8) foram tema de cobertura na imprensa internacional. O jornal The New York Times abriu uma página especial com atualizações minuto a minuto sobre a situação na capital federal. O diário também enviou alertas para os leitores do aplicativo para celulares sobre a situação no Brasil.

A repercussão entre autoridades americanas e o fato do ex-presidente Jair Bolsonaro estar nos Estados Unidos foram alguns dos temas lembrados também pelos jornais Washington Post e a rede de televisão americana CNN.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

O canal de notícias transmitiu imagens ao vivo da invasão aos prédios do Congresso, Planalto e Supremo Tribunal Federal. As associações com os atos no Capitólio americano em janeiro de 2020 foram lembradas pela NBC News.

Na Europa, o Le Figaro destacou a decretação da intervenção na segurança pública do Distrito Federal e afirmou que o ataque da “extrema direita” apoiadora de Bolsonaro “toma de assalto” os prédios públicos mais importantes do país.

Ainda na França, o Le Monde destacou a fala do presidente Emmanuel Macron. Pelo Twitter, Macron disse que “O presidente Lula pode contar com o apoio incondicional da França”. O tuíte na rede social foi escrito em francês e em português.

O principal diário financeiro do Reino Unido, o Financial Times também afirmou que os acontecimentos em Brasília tem relação com o episódio do Capitólio nos Estados Unidos. O periódico lembra que Jair Bolsonaro é aliado de Donald Trump e segue a cartilha do republicano ao não reconhecer o resultado da eleição de 2022.

Ainda na Inglaterra, o The Guardian e a BBC abriram páginas na internet com informações ao vivo sobre os acontecimento em Brasília. A equipe de correspondentes no Brasil foi mobilizada para reportar as últimas informações.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

O italiano Corriere Della Sera afirma que apoiadores de Bolsonaro invadiram o Parlamento sem resistência da Polícia do Distrito Federal.

O La Nacion, da Argentina, exibiu a fala de Luiz Inácio Lula da Silva com a decretação da intervenção na segurança pública de Brasília e destacou a fala do presidente associando o ex-presidente Jair Bolsonaro nos episódios de barbárie na capital federal.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

As emissoras de televisão da Argentina também destacaram a fala do presidente Alberto Fernandez, que repudiou os atos em Brasília e declarou apoio ao presidente Lula deois dos episódios de violência.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.