Neste sábado (30), a partir das 17h (horário de Brasília), Atlético-MG e Botafogo farão uma inédita final da Copa Libertadores da América no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, capital argentina. Em seis edições com decisão em sede única, esta será a quarta apenas com clubes brasileiros.
Dono da segunda melhor campanha na fase de grupos, o Atlético Mineiro, que sonha com a segunda conquista da Libertadores, só não fez mais pontos neste estágio que o River Plate, justamente o time que eliminaria na semifinal com uma vitória por 3 a 0 em Belo Horizonte e um empate sem gols no mesmo palco da final deste sábado. Antes, despachou San Lorenzo e Fluminense.
Já o Botafogo, em busca do primeiro título, precisou passar pelas fases preliminares, superando Aurora e Bragantino. Na primeira fase, o Glorioso começou com duas derrotas para Junior Barranquilla e LDU, mas se recuperou, venceu três seguidas e avançou como segundo colocado. Para chegar à final, superou o Palmeiras nas oitavas, o São Paulo nas quartas de final e o Peñarol na semifinal.
A final também reservará uma disputa pela artilharia da competição. Contando com grande desempenho nas duas fases prévias, Júnior Santos, do Botafogo, continua na ponta, com 9 gols, mas vê Paulinho, do Atlético, com 7 gols e chance de igualar a marca.
Atlético-MG x Botafogo terá transmissão ao vivo da BandNews FM a partir das 15h, com narração de Marcelo do Ó.