Ataques russos matam 21 e ferem mais de 90 ucranianos

Cidade de Vinnytsia fica a 200 quilômetros da capital ucraniana e era uma área pouco atacada até então

BandNews FM

Cidade de Vinnytsia, a 200 km de Kiev, é ataca por forças russas. Foto: Reuters
Cidade de Vinnytsia, a 200 km de Kiev, é ataca por forças russas.
Foto: Reuters

Ataques aéreos na cidade de Vinnytsia, no centro da Ucrânia, terminaram com 21 mortos e mais de 90 feridos nesta quinta-feira (14), conforme informações repassadas pela agência Reuters. A área a 200 quilômetros de Kiev, capital ucraniana, foi pouco atacada até aqui pelos russos e fica distante do atual foco principal das batalhas, que se concentram no Donbass, no oeste do país.

A guerra entre Rússia e Ucrânia está prestes a completar 150 dias e não tem previsão de término. Delegações de ambas as nações estão reunidas na Turquia para encontrar uma solução para as exportações travadas nos portos atacados e/ou controlados pelos russos.

O Kremlin também afirma ter derrubado dois aviões militares russos e ter destruído canhões M777 Howitzers, fornecidos pelos Estados Unidos. Nos últimos dias, a Rússia alega ter atacado outros depósitos de armas entregues por países ocidentais que auxiliam a Ucrânia na guerra.

O ataque desta quinta-feira ocorreu fora do Donbass, que reúne as cidades de Donetsk e Lugansk, no oeste do país. A região tem forte presença de russos e foi uma “operação” para “libertar” a área que deu início a guerra em fevereiro deste ano.

Desde então, as forças russas conquistaram territórios ao sul da Ucrânia e avançaram até Odessa, importante cidade portuária, deixando o país atacado praticamente sem acesso ao Mar Negro. A parte já conquistada pelos russos ainda permitem a ligação por terra com a Criméia, tomada pelos russos desde 2014.