Uma creche de Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, foi invadida na manhã desta quarta-feira (5) e quatro crianças foram mortas, segundo a Polícia Militar. Ao menos outras cinco pessoas ficaram feridas e foram levadas para hospitais da região. O assassino se entregou no Batalhão da PM e as motivações do ataque ainda são investigadas.
Segundo a PM, o agressor tem 25 anos e invadiu o espaço educacional por volta das 9h04. A escola fica na rua dos Caçadores, no bairro de Velha. O estabelecimento é privado e atende de bebês até crianças de 12 anos.
O autor do ataque se entregou no 10ºBPM, onde foi preso e encaminhado à Polícia Civil. A Polícia Militar de Blumenau informa que os boatos de novos ataques em escolas da região são inverídicos.
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se solidarizaram com as famílias das vítimas em postagens no Twitter.
O Estado de Santa Catarina declarou luto oficial de 3 dias.
Segundo testemunhas do ataque, o agressor pulou o muro e invadiu o colégio. As vítimas foram mortas no parquinho.
O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, decretou luto de 30 dias na cidade e suspendeu as aulas na rede municipal até o fim da semana. O político foi ao local do ataque e disse que todo apoio psicológico para pais e professores da escola será oferecido pelo município.