Ásia e Oceania celebram a chegada de 2025 com show de fogos e milhões de pessoas nas ruas

Réveillon já foi comemorado em países como China, Japão, Austrália e Nova Zelândia

Ano Novo na China
REUTERS/Tyrone Siu

Por causa do fuso horário, países da Oceania e da Ásia já comemoraram a chegada de 2025. 

O Kiribati celebrou às 7h, no horário de Brasília, e a Nova Zelândia, às 8h. Em Auckland, a maior cidade da Nova Zelândia, a festa começou com fogos disparados no topo da Sky Tower, um dos mais altos prédios do país.

Também já é 2025 na Austrália, onde mais de um milhão de pessoas acompanharam a queima de fogos na Casa da Ópera, um dos cartões-postais da cidade Sydney.

No Japão, a festa em Tóquio foi em Shibuya, com queima de fogos e papel picado. Outra tradição no país é a comemoração nos templos budistas. À meia-noite, os sinos começaram a soar por 108 vezes, número que significa, de acordo com os japoneses, a quantidade de desejos que as pessoas carregam dentro de si.

O Réveillon já foi celebrado também na China. A festa em Xangai contou com queima de fogos nos arranha-céus da cidade. O público se concentrou aos pés da Torre de Televisão, conhecida como Pérola do Oriente, para saudar a chegada do 1º de janeiro.

As festas também movimentaram Pequim e Hong Kong. Embora seja um dia de festa, os chineses costumam celebrar ainda mais o Ano Novo Lunar, que em 2025 acontece no dia 29 de janeiro.

Em Taipei, a queima de fogos principal acontece no prédio mais alto da ilha reivindicada pela China. O espetáculo de fogos de seis minutos de duração aconteceu no Taipei 101.

Nos Estados Unidos, Nova Iorque comemora a chegada do Ano Novo apenas às 2h da manhã, no horário de Brasília. Mais de um milhão de turistas são esperados na Times Square, que terá a tradicional descida da bola de cristal por 42 metros de altura e será iluminada com mais de 32 mil lâmpadas de LED.

Um dos últimos lugares do mundo a receber o novo ano é a Samoa Americana, na Polinésia.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.