O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), utilizou aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para pular o Carnaval de 2024.
Na manhã da última sexta-feira (09), o deputado federal viajou para Salvador e acompanhou – entre outras atrações – um show do cantor Bell Marques no “Bloco Vumbora”.
No domingo (11), Arthur Lira foi da capital baiana ao Rio de Janeiro para desfilar pela escola de samba Beija-Flor na Marquês de Sapucaí.
A agremiação recebeu um patrocínio de R$ 8 milhões da prefeitura de Maceió, sob o comando de um aliado do presidente da Câmara – o prefeito Henrique Caldas, do PL (Partido Liberal).
Um decreto da Presidência de 2020 estabelece que autoridades como ministros e presidentes do Congresso podem solicitar o transporte aéreo. Segundo a legislação, Lira pode solicitar as aeronaves por questões de segurança, para viagens a serviço ou emergências médicas.
Para o Carnaval de 2024, o parlamentar justificou as viagens por questões de segurança.
Procurada, a assessoria do presidente da Câmara – que deve voltar ao trabalho nesta segunda-feira (19) – não se manifestou.