Arthur Lira pressiona governo Lula a apresentar uma reforma administrativa

Presidente da Câmara defende planejamento reformista ao Planalto; gestão petista, no entanto, busca aumentar arrecadação para equalizar as contas públicas

Da Redação com Rodrigo Orengo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), passou a pressionar o governo federal para que o Planalto possa iniciar estudos e apresentar projetos sobre uma reforma administrativa.  

No entanto, a pressão acontece após a sanção do arcabouço fiscal e do planejamento sobre o orçamento do próximo ano. Nas duas medidas, a gestão Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prevê um aumento de arrecadação para equalizar as contas públicas.

A diminuição de despesas é uma das reivindicações dos setores empresariais e dos políticos liberais, que entendem que o Estado brasileiro está "inchado".

Nas últimas semanas, o governo editou uma Medida Provisória (MP) que visa taxar as offshores - contas bancárias no exterior -, como uma das ações para aumentar a arrecadação de impostos.

Lira entende que há resistência por parte dos deputados na aprovação de medidas que possam "ampliar" a presença do Estado e possíveis aumentos de impostos.

Com isso, o líder da Casa Legislativa propõe ao mandatário petista apresentar um 'contraponto' às medidas que onerem o empresariado, como a reforma administrativa.