Arthur do Val pede arquivamento do processo que pode cassar o mandato

Deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo analisam pedidos de cassação por quebra de decoro parlamentar após falas sexistas

Rádio BandNews FM

Arthur do Val tirou uma licença não remunerada de dois dias para a viagem
Foto: Divulgação/Alesp

O deputado estadual Arthur do Val, atualmente sem partido, apresentou nesta quinta-feira (17) uma defesa prévia no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo. O colegiado analisa pedidos de cassação contra o parlamentar por quebra de decoro parlamentar.

Áudios do deputado com falas sexistas sobre as mulheres ucranianas foram vazadas na internet. O parlamentar foi à Ucrânia para ver a situação da guerra contra a Rússia. Arthur do Val disse que as ucranianas "são fáceis porque são pobres".

Ao voltar ao Brasil e após a repercussão negativa do caso, o político reconheceu a autenticidade dos áudios e as classificou como "repulsivas" e "grotescas".

Em documento entregue à Alesp, a defesa de Mamãe Falei diz que o deputado não pode ser punido por áudios vazados ilicitamente e que as conversar ocorreram em ambiente privado no WhatsApp.

O texto diz ainda que as falas foram feitas na Ucrânia, o que afasta a competência do Conselho de Ética para julgar com base nas leis do Brasil e que a quebra de decoro somente se dá no desempenho do mandato.

Para a viagem, Arthur do Val tirou uma licença não remunerada de dois dias.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.