O deputado estadual Arthur do Val, atualmente sem partido, apresentou nesta quinta-feira (17) uma defesa prévia no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo. O colegiado analisa pedidos de cassação contra o parlamentar por quebra de decoro parlamentar.
Áudios do deputado com falas sexistas sobre as mulheres ucranianas foram vazadas na internet. O parlamentar foi à Ucrânia para ver a situação da guerra contra a Rússia. Arthur do Val disse que as ucranianas "são fáceis porque são pobres".
Ao voltar ao Brasil e após a repercussão negativa do caso, o político reconheceu a autenticidade dos áudios e as classificou como "repulsivas" e "grotescas".
Em documento entregue à Alesp, a defesa de Mamãe Falei diz que o deputado não pode ser punido por áudios vazados ilicitamente e que as conversar ocorreram em ambiente privado no WhatsApp.
O texto diz ainda que as falas foram feitas na Ucrânia, o que afasta a competência do Conselho de Ética para julgar com base nas leis do Brasil e que a quebra de decoro somente se dá no desempenho do mandato.
Para a viagem, Arthur do Val tirou uma licença não remunerada de dois dias.