77% dos consumidores devem comprar presentes de Natal para familiares e amigos neste ano.
É o que aponta uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas.
De acordo com o levantamento, estima-se que 123 milhões e 700 mil pessoas devem ir às compras de presentes de Natal, com potencial para injetar aproximadamente 68 bilhões e quatrocentos milhões de reais na economia.
Os mais lembrados na hora de presentear serão os filhos (62%), a mãe (45%) e o companheiro ou companheira (42%).
Segundo a pesquisa, o gasto médio com cada presente será de R$ 122,78.
Na percepção da maioria dos consumidores (71%), os preços em 2021 estão mais caros do que no ano passado.
Entre os itens mais comprados, 61% dos entrevistados afirmam que pretendem presentear com roupas, 37% brinquedos, 36% perfumes/cosméticos, 36% calçados e 24% acessórios.
O levantamento aponta ainda que a internet (45%) será o principal local de compra dos consumidores no Natal, seguida pelas lojas de departamento (43%) e o shopping center (40%).
Além disso, a pesquisa indiciou as principais formas de pagamento das compras de Natal: dinheiro (48%), cartão de crédito parcelado (39%), cartão de débito (38%) e PIX (30%).
Entre aqueles que não pretendem presentear na data festiva, a principal justificativa é a falta de dinheiro.