O governo federal confirma a demissão do diretor de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Alexsander Moreira. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (5) no Diário Oficial da União.
Alexsander foi alvo de uma operação da Polícia Federal que investiga uma organização criminosa suspeita de cometer lavagem de dinheiro e fraude em licitação na compra de equipamentos de robótica em Alagoas. Ele foi afastado do cargo na última quinta-feira (1), no entanto, a exoneração só foi publicada nesta segunda (5).
A operação Hefesto investiga indícios de crimes que ocorreram entre 2019 e 2022, na compra dos kits de robótica para 46 cidades de Alagoas, utilizando verbas do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).
De acordo com a PF, a licitação para compra dos kits incluía, ilegalmente, restrições para direcionar contratos para a empresa Megalic. “As citadas contratações teriam sido ilicitamente direcionadas a uma única empresa fornecedora dos equipamentos de robótica”, afirmou a Polícia.
Além disso, foram desviados R$ 8,1 milhões pelas fraudes e superfaturamentos.