Após operação da PF, governo demite diretor do MEC

Exoneração de Alexsander Moreira foi publicada no Diário Oficial da União

BandNews FM

Após operação da PF, governo demite diretor do MEC
Após operação da PF, governo demite diretor do MEC
Eugênio Barreto/Secretaria Estadual de Educação de Sergipe

O governo federal confirma a demissão do diretor de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Alexsander Moreira. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (5) no Diário Oficial da União.

Alexsander foi alvo de uma operação da Polícia Federal que investiga uma organização criminosa suspeita de cometer lavagem de dinheiro e fraude em licitação na compra de equipamentos de robótica em Alagoas. Ele foi afastado do cargo na última quinta-feira (1), no entanto, a exoneração só foi publicada nesta segunda (5).

A operação Hefesto investiga indícios de crimes que ocorreram entre 2019 e 2022, na compra dos kits de robótica para 46 cidades de Alagoas, utilizando verbas do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

De acordo com a PF, a licitação para compra dos kits incluía, ilegalmente, restrições para direcionar contratos para a empresa Megalic. “As citadas contratações teriam sido ilicitamente direcionadas a uma única empresa fornecedora dos equipamentos de robótica”, afirmou a Polícia.

Além disso, foram desviados R$ 8,1 milhões pelas fraudes e superfaturamentos.