Já estão definidos os nomes de André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) como novos ministros do governo Lula.
A mudança, feita pelo presidente da República, é parte da reforma ministerial proposta para englobar novos partidos à base do governo no Congresso Nacional.
A ideia é facilitar a aprovação de textos que são considerados mais importantes para a União.
Essas modificações aconteceram após meses de articulação política, e o resultado é a saída de Ana Moser do Ministério do Esporte, e de Márcio França, do comando da pasta de Portos e Aeroportos.
A medalhista olímpica de vôlei pela Seleção Brasileira em 96 estava desde o começo do 3º mandato de Lula no Ministério dos Esportes e não tem filiação partidária.
André Fufuca assume a pasta que receberá novas secretarias, como a que vai cuidar do controle das apostas esportivas.
Já no Ministério de Portos e Aeroportos, sai do cargo Márcio França, do PSB de São Paulo, para dar lugar a Silvio Costa Filho, do Republicanos de Pernambuco.
Márcio França será remanejado para um novo ministério que será criado: o de Micro e Pequenas Empresas que, na prática, é uma secretaria que se desmembra da pasta de Alckmin.
As mudanças consolidam o acordo do governo Lula com mais dois partidos do chamado Centrão que, juntos, tem 97 deputados e 10 senadores.
Na câmara, o total representa quase 1/5 dos parlamentares.
No senado, a situação é mais complicada, já que há membros do republicanos, por exemplo, que são críticos do atual governo, como a ex-ministra Damares Alves e o ex-vice presidente Hamilton Mourão.