O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ainda irá definir se fará essa visita ao Rio Grande do Sul nessa semana – não houve, por enquanto, um anúncio oficial se essa viagem vai acontecer.
O chefe do Executivo se pronunciou em vídeo anunciando recursos ao Rio Grande do Sul. Além disso, ele garantiu à população gaúcha que o governo federal não irá faltar com atendimentos.
Durante uma live na cidade de Encantado, o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, também anunciou a ida do secretário nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Hailton Madureira de Almeida, ao local nesta quinta-feira (14).
A expectativa é de ter um levantamento das pessoas que vão necessitar de abrigos por parte do governo estadual. Uma das principais preocupações é a moradia, em especial na cidade de Muçum, onde quase tudo precisa ser reconstruído.
Gabriel também informou, pela primeira vez, a listagem com o nome dos desaparecidos. Com o apoio da Polícia Civil, o governo gaúcho conseguiu atualizar o número de forma oficial.
Através de buscas e conversas com familiares, o número reduziu, mas o Corpo de Bombeiros Militar segue fazendo buscas por terra e também nos córregos dos rios para encontrar as vítimas.
Os nomes estão sendo divulgados no site da Policia Civil gaúcha: são quatro pessoas de Muçum, duas de Lajeado, uma de Roca Sales, uma de Arroio do Meio e uma de Encantado.
Nesta terça-feira (12), a pedido do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o Senado aprovou um projeto que reconhece situação de calamidade pública até o fim de 2024.
O texto segue para a Câmara dos Deputados. Até 31 de dezembro do ano que vem, o estado poderá contratar empréstimos e aumentar despesas com pessoal sem violar as regras de responsabilidade fiscal.
Quanto ao tempo, ainda há acumulados de chuva nessa semana que deixam o Rio Grande do Sul em alerta e a Defesa Civil afirma que monitora desde o último domingo (10) o avanço dos rios e volumes de chuva.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), só Porto Alegre já acumula 153,7 mm de chuva, valor que supera a média normal de chuva para este mês. Com a previsão de volumes de chuva de 100 a 130 mm até quinta-feira (14), essa primeira quinzena de setembro pode fechar com quase 300 mm acumulados na capital gaúcha.