As declarações do CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, de que a rede na França vai deixar de vender carnes oriundas do Mercosul, criou uma crise, inclusive dentro do conselho da própria empresa. As falas do executivo levantaram questionamentos sobre o nível de governança e de controles na rede de supermercados.
O Brasil é o segundo maior mercado em vendas e lucro operacional do grupo Carrefour, com R$ 108 bilhões de faturamento em 2022. Juntos, França e Brasil sustentam o negócio do grupo. Metade do lucro operacional da empresa no mundo vem do mercado brasileiro.
O Carrefour Brasil informou nesta segunda-feira (25) que frigoríficos interromperam o fornecimento de carne à rede de supermercados e que a decisão já gera impactos. Em nota, a rede afirmou que a decisão afeta, também os clientes. " Infelizmente, a decisão pela suspensão do fornecimento de carne impacta nossos clientes, especialmente aqueles que confiam em nós para abastecer suas casas com produtos de qualidade e responsabilidade. ”
A crise deve afetar as vendas do grupo no Brasil já nesta semana. O Atacadão, maior empresa de atacarejo do país e que é controlado pelo Carrefour, também deve ser impactado pela crise.