Após decisão de Alexandre de Moraes, rede social X sai do ar no Brasil

Antigo Twitter, do bilionário Elon Musk, foi suspenso por falta de representante legal no Brasil

Rádio BandNews FM

Após decisão de Alexandre de Moraes, rede social X sai do ar no Brasil
Ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão imediata, completa e integral do funcionamento do X
Reuters

Usuários da rede social X já não conseguem mais acessar a plataforma no Brasil. A suspensão do aplicativo no país acontece por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. A suspensão acontece de forma gradual, até que mais de 20 mil provedores de internet cumpram a liminar judicial.

O ministro determinou a suspensão imediata, completa e integral do funcionamento do X devido aos descumprimentos de decisões judiciais e a falta de um representante legal da plataforma no Brasil. Antes de tomar a decisão, Moraes acionou a Procuradoria-Geral da República, que deu parecer favorável ao bloqueio. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, ressaltou que o X poderia ter recorrido, mas optou por desprezar as determinações da mais alta Corte do país.

Desde a madrugada, usuários de várias redes sociais relatam que não conseguem usar a plataforma. O colunista de tecnologia da BandNews FM Wharryson Lacerda explica que as contas dos usuários brasileiros não serão deletadas. Caso a suspensão seja derrubada, o acesso poderá ser retomado.

Muitos usuários do X cogitaram o uso dos VPNs — aplicativos ou sites usados para maquiar a localização do usuário de internet — para seguir acessando a plataforma. Outra alternativa, segundo especialistas, é a migração para redes como o Threads, Mastodon e Bluesky.

O bloqueio de contas da Starlink, também do bilionário Elon Musk, passará a ser analisado no STF pelo ministro Cristiano Zanin.

Em postagem no X, o empresário prometeu começar a publicar neste domingo (1º) o que ele chama de "longa lista de crimes" do ministro do STF. "Obviamente, ele [Alexandre] não precisa obedecer às leis dos Estados Unidos, mas precisa obedecer às leis do seu próprio país. Ele é um ditador e uma fraude, não um juiz", atacou Musk.

O especialista em direito digital Márcio Stíval acredita que a tentativa de aplicação de sanções contra a rede social X indica que não haverá resposta às determinações judiciais anteriores contra a empresa. A tensão entre o dono da empresa Elon Musk e o Supremo Tribunal Federal deriva do descumprimento de decisões envolvendo a disseminação de notícias falsas, em especial aquelas relacionadas ao sistema eleitoral brasileiro.

Tópicos relacionados