A partir desta segunda-feira (2), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal analisa a ação que trata do X, o antigo Twitter, que teve o acesso bloqueado em todo o Brasil por decisão do ministro Alexandre de Moraes.
O processo será julgado no plenário virtual da Corte, e os outros ministros vão decidir se mantém ou não a decisão.
Assim, cresce a expectativa pelos novos capítulos no embate de Moraes com o bilionário Elon Musk, dono da plataforma, que criou um perfil no X para publicar o que chama de "ordens ilegais" de Moraes. Musk defendeu que não há transparência no STF e que, a partir de agora, vai "lançar luz sobre os abusos" cometidos pelo ministro.
Nos próximos dias, Alexandre de Moraes deve também analisar o pedido feito pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Para a entidade, a aplicação da multa para usuários que utilizam VPN para acessar a plataforma representa uma afronta aos direitos fundamentais previstos na Constituição, por isso pede que Moraes reconsidere esse trecho da decisão.
A suspensão vale até que a empresa cumpra todas as ordens judiciais, pague as multas estabelecidas e que indique um representante no Brasil.