Após alta do dólar, Lula volta a defender números da economia

Presidente discursou neste sábado em evento em São Paulo

Rádio BandNews FM

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após a alta do dólar e diante da pressão pelo ajuste fiscal, o presidente Lula destacou os números da economia em discurso neste sábado (29) em São Paulo. 

Ele falou no lançamento da pedra fundamental de novos campi de universidades federais na zona leste da capital paulista. "Temos o menor desemprego desde 2014, ou seja, o menor em 10 anos. Temos um crescimento da massa salarial de 11,7%, um salário mínimo crescendo de acordo com o PIB. 

Os acordos salariais são feitos com aumento real. Na indústria automobilística, eles anunciaram 129 bilhões de reais em investimento. Hoje, temos um PAC que investe R$ 1,7 trilhão no país", disse.

O presidente destacou ainda o programa Acredita, para estimular o crédito e o crescimento. "Ainda não está funcionando porque não está totalmente aprovado, mas o Acredita é a mais importante política de crédito".

Nesta semana, Lula fez críticas ao Banco Central que, na última reunião do Comitê de Política Monetária, optou por manter a taxa básica de juros, a Selic, em 10,5%. O petista ainda questionou a necessidade de corte de gastos. Na sexta-feira (28), o dólar atingiu R$ 5,59, maior valor desde 2022.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.