
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, na Casa Branca, nesta segunda-feira (14). Entre os pontos abordados no encontro, Trump elogiou Bukele por abrir o sistema prisional de seu país para abrigar deportados dos Estados Unidos, prometeu deportar o maior número de imigrantes irregulares possível e afirmou que os EUA ajudariam El Salvador a construir novas prisões.
A visita feita por Bukele é a primeira oficial de um presidente do hemisfério ocidental no novo mandato do republicano.
O presidente de El Salvador afirmou que não devolveria aos EUA o salvadorenho Abrego Garcia, 29, que foi deportado ilegalmente no mês passado. O republicano declarou que pretende enviar cidadãos americanos condenados por crimes violentos para a penitenciária na América Central.
"Eles têm estruturas bem fortes e não 'brincam no serviço'. Eu gostaria de facilitar e de ir um passo além, poderia ajudar pagar [pelas prisões], se nossas leis permitirem", declarou Trump.
O pequeno país da América Central vem recebendo estrangeiros deportados dos EUA que afirmam serem criminosos, e os conduzem para a megaprisão de terroristas em El Salvador.
O governo americano já deportou centenas de pessoas, principalmente venezuelanos, para El Salvador utilizando a Lei dos Inimigos Estrangeiros de 1798.
O salvadorenho também elogiou a abordagem de Trump em relação à imigração e à fronteira, e se uniu ao republicano para criticar políticos que apoiam a participação de atletas transgêneros em esportes femininos. Ele ainda fez uma piada dizendo que sua equipe não conta com funcionários contratados por políticas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI).
Desde o início do mandato de Bukele, em 2019, a porcentagem de população carcerária aumentou e a taxa de homicídios caiu após a implementação de um estado de emergência no país para prender dezenas de milhares de supostos membros de gangues.
"Você está sendo incrível para o seu país e gostamos de trabalhar com você, porque você quer parar o crime, assim como nós. Eu quero dizer ao povo de El Salvador: eles têm um baita presidente! Quero agradecê-lo pelo grande trabalho que você vem fazendo. Muito obrigado", afirmou Trump.