Anvisa recomenda suspender vacinas da AstraZeneca e da Janssen para grávidas

A plataforma de vetor adenoviral pode representar riscos maiores para as gestantes.

Rádio BandNews FM

Anvisa recomenda suspender vacinas da AstraZeneca e da Janssen para grávidas
Agência Brasil

A Anvisa recomendou a suspensão da aplicação em grávidas de vacinas contra a Covid-19 que utilizam a tecnologia de vetor adenoviral. Os imunizantes usados no Brasil que utilizam essa fórmula são os da AstraZeneca e da Janssen, esse último de aplicação única.

As definições foram publicadas em comunicado da Agência. O motivo, segundo o texto, é o risco, embora pequeno, desse grupo desenvolver trombose após a vacinação. O risco, segundo estudos, é de 0,1% a 0,5%.

Em maio, a aplicação da vacina da AstraZeneca nesse grupo já foi suspensa por um possível caso de trombose em uma grávida no Rio de Janeiro, que acabou falecendo. Com isso, esse grupo deverá ser vacinado apenas com as vacinas CoronaVac e o imunizante da Pfizer.

No Rio de Janeiro, a Prefeitura já definiu que as gestantes que se imunizaram com a primeira dose da AstraZeneca, vão receber uma segunda aplicação da vacina da Pfizer. No restante do país, no entanto, cada município deve definir uma regra.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.