A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, solicitou neste sábado (28) informações ao Instituto Butantan sobre o andamento da pesquisa acerca do uso e da eficácia da terceira dose de CoronaVac. O órgão já havia requerido os mesmos dados para a Fiocruz, para a Johnson & Johnson e para a Pfizer.
Apesar de todos os imunizantes já terem sido aprovados pela agência, o intuito desse pedido é avaliar a necessidade da dose de reforço e como será a reação de anticorpos na população.
Na última sexta-feira (27), a instituição realizou uma reunião com os representantes da Janssen-Cilag e sinalizou não ter obtido dados conclusivos sobre a vacina de dose única.
Na última quarta-feira (25), o Ministério da Saúde informou que a dose adicional será aplicada em todo território nacional a partir do dia 15 de setembro. Em alguns estados da federação, a imunização extra deve ser antecipada, como é o caso de São Paulo. O governador paulista, João Doria, anunciou que a terceira dose será iniciada em 6 de setembro.