Neste domingo (2), o navio MSC Preziosa retornou à cidade do Rio de Janeiro após o registro de casos de Covid-19 diagnosticados nos últimos dias. A embarcação tem capacidade para 4.363 pessoas, mas atualmente pode operar com até 75% do público.
Na noite de réveillon, o MSC Preziosa ficou ancorado na Praia de Copacabana. Depois da virada do ano, ele seguiu para a cidade de Búzios, onde os primeiros casos começaram a ser diagnosticados, por isso, a embarcação retornou ao porto de origem.
A operadora do cruzeiro afirma que apenas 0,6% das pessoas a bordo estão assintomáticos ou com sintomas leves e todos estão em isolamento. O número exato não foi divulgado, mas deve girar em torno de 20 pessoas, de acordo com nota da Secretaria Municipal de Saúde.
Ainda segundo o comunicado da pasta, o Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde do Rio (CIEVS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) farão uma investigação epidemiológica no navio.
Saúde avalia suspender temporada de cruzeiros
O Ministério da Saúde afirmou avaliar com outros ministérios a recomendação da Anvisa da última sexta-feira (31) de suspender temporariamente a autorização para que cruzeiros de turismo operem no Brasil.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária pediu a paralisação da temporada após os surtos de Covid-19 registrados em duas embarcações que navegavam pelo litoral brasileiro, o MSC Splendida e o Costa Diadema.
A temporada de cruzeiros foi autorizada por portaria interministerial.