Anvisa mantém obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e aeronaves

Serviço de bordo será liberado no dia 22 de maio

Rádio BandNews FM

Segundo a Anvisa, a medida pôde ser liberada graças ao desenvolvimento de vacinas. Foto: Agência Brasil
Segundo a Anvisa, a medida pôde ser liberada graças ao desenvolvimento de vacinas.
Foto: Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, decidiu manter a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em aeroportos e aeronaves, mas liberou o serviço de bordo a partir do dia 22 de maio.

A Diretoria Colegiada, o órgão máximo da Anvisa, afirmou que, mesmo com o cenário epidemiológico que tem o risco de exposição de viajantes bastante reduzido, o acessório ainda precisar ser utilizado nesses locais.

Segundo a Anvisa, a medida pôde ser liberada graças ao desenvolvimento de vacinas e ao avanço da vacinação da população brasileira, que permitiram uma redução expressiva no número de casos e mortes no país, mesmo com o aparecimento de novas variantes.

No entanto, a Organização Mundial de Saúde mantém a Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional, e isso requer que as medidas a serem adotadas em aeroportos e aeronaves ainda sejam cautelosas e proporcionais ao risco.

Sobre os serviços de bordo, a Agência recomenda que os serviços de bordo sejam os mais breves possíveis, para não prejudicar o uso de máscaras.

Além disso, é recomendado que todos os resíduos sólidos gerados pelo serviço de bordo sejam recolhidos rapidamente, com especial atenção aos objetos que possam ter tido contato direto ou indireto com a boca do viajante, como copos e talheres.