A Agência Nacional de Vigilância Sanitária libera o lote com 3 milhões de doses da vacina da Janssen que chegaram ao Brasil entre sexta-feira (25) e sábado (26), doadas pelos Estados Unidos.
A Anvisa havia informado que aguardava o envio da documentação pelo Ministério da Saúde – o que foi feito nesta quarta-feira (30), no final da tarde.
A autorização se deu após cobrança do governador de São Paulo, João Doria, durante coletiva do Governo do Estado.
A vacina da Janssen é a única aprovada com a aplicação de apenas uma dose.
Nesta quarta-feira (30), chegaram outros lotes de vacinas ao Brasil. No período da noite, a Pfizer entregou mais 936 mil doses do contrato de 100 milhões de imunizantes que serão entregues até outubro.
A Fiocruz adiantou entregas da vacina da AstraZeneca e repassou ao Ministério da Saúde cerca de 3 milhões de doses. As entregas da Fiocruz ocorrem normalmente as sextas-feiras.
Já o Instituto Butantan, entregou cerca de 1 milhão de doses importadas prontas da China.
DADOS DA VACINAÇÃO
Até agora, 25,7 milhões de pessoas tomaram as duas doses ou a dose única da vacina contra a Covid-19 no Brasil – ou seja, estão completamente imunizadas. O número equivale a 12,4% da população.
Nas últimas 24 horas, foram aplicadas, segundo o Ministério da Saúde, 1,3 milhão de vacinas.
Ao todo, 74,5 milhões de brasileiros tomaram pelo menos a primeira dose – o que representa 37,7% da população.
DADOS DA COVID-19
Enquanto a vacinação avança lentamente, o Brasil chega a marca de 518 mil mortos pela Covid-19. Nas últimas 24 horas, segundo os dados mais recentes, foram 2.081 vidas perdidas. Os casos passam de 18,5, com quase 1.2 milhão pacientes em tratamento.