As atividades do cruzeiro Costa Diadema, que está atracado em Salvador, foram interrompidas depois que 68 pessoas a bordo testaram positivo para a Covid-19. A medida foi adotada na quinta-feira (30) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e divulgada nesta sexta-feira (31).
De acordo com a Anvisa, a decisão leva em consideração a investigação epidemiológica feita pela agência e por técnicos das secretarias da Saúde da Bahia e de Salvador.
Com isso, a embarcação deve retornar ao Porto de Santos, onde os passageiros serão desembarcados.
Durante a viagem, todas as atividades não essenciais a bordo estão suspensas e os protocolos sanitários contra o coronavírus devem ser seguidos.
Aqueles que testaram positivo para a doença começaram a ser transferidos para um hotel de Salvador para fazerem quarentena. Os moradores da cidade também receberam autorização para desembarcar.
O navio Costa Diadema saiu de Santos, em São Paulo, e tinha como destino a cidade de Ilhéus, no sul baiano. 56 tripulantes e 12 passageiros foram diagnosticados com a Covid-19
O navio tem 1.320 tripulantes e 2.516 passageiros, totalizando 3.836 viajantes. Este é o segundo caso de surto de Covid-19 em cruzeiros registrado pela Anvisa.
MSC SPLENDIDA
Na última quarta-feira (29), o navio MSC Splendida atracou no Porto de Santos, em São Paulo, após relatar a ocorrência de novos casos de Covid-19.
51 tripulantes e 27 passageiros foram diagnosticados com a doença. Outras 54 pessoas que tiveram contato com os viajantes também testaram positivo para a Covid-19.
A Anvisa informou que todos já desembarcaram e o monitoramento das pessoas deve ser realizado pelos Centros de Informações Estratégicas em Saúde das localidades de destino.