Anvisa autoriza estudo clínico de vacina da Inovio contra Covid-19

Voluntários de quatro Estados brasileiros poderão participar do ensaio

BandNews FM

Prédio da Inovio Pharmaceuticals em San Diego, na Califórnia
Divulgação/Inovio Pharmaceuticals

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta quarta-feira (25) a realização de ensaio clínico com uma candidata à vacina baseada em DNA, para injeção intradérmica. 

Participarão aproximadamente 350 voluntários de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

O estudo é patrocinado pela empresa americana de biotecnologia Inovio Pharmaceuticals.

Neste momento, a autorização foi para o ensaio ser realizado na Fase 3, na qual um a cada três voluntários receberá o placebo, para avaliar a segurança, imunogenicidade e eficácia da candidata à vacina.

Os estudos iniciais, das fases 1 e 2, já foram realizados nos Estados Unidos, na Coréia do Sul e na China. Agora, duas doses serão aplicadas com intervalo de 28 dias em pessoas maiores de 18 anos.

Além da aprovação do ensaio, a Anvisa também pediu informações, à Fundação Oswaldo Cruz, sobre o andamento dos estudos sobre a dose de reforço da Astrazeneca.

A Anvisa afirma que precisa saber se há dados científicos ou regulatórios para a terceira aplicação do imunizante. O objetivo é antecipar dados para avaliar se há necessidade de doses adicionais das vacinas contra Covid-19 em uso no Brasil.

Ainda na última semana, a Anvisa realizou uma reunião com a Pfizer para discutir a necessidade da aplicação de doses adicionais. Um encontro está previsto sobre o mesmo assunto com representantes da Janssen.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.