Anvisa aprova primeiro medicamento injetável contra sobrepeso e obesidade

Princípio ativo do Wegovy é a semaglutida, que aumenta a saciedade dos pacientes

BandNews FM

Novo Nordisk é a empresa responsável pela produção do Wegovy
Foto: REUTERS/Jacob Gronholt-Pedersen

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aprovou o uso do Wegovy, primeiro medicamento injetável semanalmente que combate a obesidade. Ele é indicado para administração semanal, acompanhado de uma dieta baixa em calorias e a prática de exercícios físicos.

O Wegovy pode ser utilizado para controle do peso corporal em adultos, incluindo perda e manutenção para pessoas obesas ou com sobrepeso, caso apresentem alguma comorbidade causada em consequência da massa corporal.

De acordo com a agência, o princípio ativo da injeção é a semaglutida, composto análogo ao hormônio GLP-1, presente no intestino. Sua função é de sinalizar o cérebro a sensação de saciedade, aumentar a produção de insulina entre outras.

A solução é produzida pela farmacêutica Novo Nordisk, empresa cujo foco é no combate a doenças crônicas graves como a obesidade, diabetes, etc. O medicamento já havia sido liberado em 2021 pela agência regulatória americana e tem custo estimado de 6 mil reais.

Ainda não há uma definição de quando o fármaco começará a ser comercializada no Brasil.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.