A Agência Nacional de Saúde Suplementar anunciou nesta segunda-feira (26) a suspensão na venda de 70 planos de saúde de 13 operadoras. As constantes reclamações dos clientes foram determinantes para a decisão.
Segundo a ANS, mais de 1,6 milhão de clientes ficam resguardados com a medidas. Este é o número de consumidores já atendidos por estes planos que só poderão voltar a vender os serviços quando apresentarem melhorias no atendimento ao publico.
A suspensão na venda dos planos impede apenas a entrada de novos beneficiários nos serviços, mantendo as atividades atuais, sem prejuízo aos consumidores.
A suspensão faz parte do processo de acompanhamento da agência reguladora com relação ao serviço prestado. A definição dos planos que merecem melhor acompanhamento ocorre com a análise das reclamações feitas pelos beneficiários.
Apenas no segundo trimestre foram analisadas quase 40 mil queixas. Entre os principais problemas, estão as dificuldades para agendar consultas e exames, e até a negativa para realização de procedimentos.
A suspensão dos 70 planos atuais é válida até que a ANS entenda que a qualidade do serviço melhorou. No site, é possível ter acesso a lista completa de planos de saúde atingidos pela medida, que passa a valer na sexta-feira (30).
Também nesta segunda (26), a ANS liberou a venda de 40 planos, de 7 operadoras, até então com comercialização suspensa, mas que apresentaram melhorias no atendimento e voltaram a ter autorização para receber novos clientes.