A Copa do Mundo Feminina de Futebol começou com vitória das anfitriãs. A Nova Zelândia venceu a Noruega, nesta quinta-feira (20), por 1 a 0 e conseguiu o primeiro triunfo na história dos mundiais.
O gol foi marcado pela atacante Wilkinson, que teve ótima atuação e saiu aplaudida de campo ao ser substituída. A jogadora do Melbourne City recebeu o prêmio de craque do jogo.
O estádio Eden Park, palco da partida, recebeu 42.137 torcedores na abertura do Mundial, sendo este o maior público de uma partida de futebol na história da Nova Zelândia. O torneio promete receber a melhor média de público da história das Copas do Mundo Femininas.
A Nova Zelândia é a líder do grupo A com 3 pontos. Filipinas e Suíça ainda jogam a primeira rodada na madrugada de sexta-feira (21).
No último jogo do dia, a coanfitriã Austrália venceu a Irlanda por 1 a 0, com gol de pênalti de Catley, em Sydney.
Com o triunfo, a Austrália lidera o Grupo B momentaneamente. Nigéria e Canadá complementam a primeira rodada em partida disputada nesta quinta-feira (20), às 23h30 (horário de Brasília).
As australianas contam com um desfalque importante para a próxima partida, contra a Nigéria. A atacante Sam Kerr, eleita a segunda melhor jogadora do mundo de 2021 pela Fifa, sofreu uma lesão na panturrilha durante os treinos e a expectativa é que o retorno aconteça só no último jogo da fase de grupos, contra o Canadá, no dia 31 de julho.
A partida também contou com recorde de público no país, foram 75.784 pessoas no Estádio Olímpico de Sydney.
O Brasil estreia na segunda-feira (24) contra o Panamá, em Adelaide, na Austrália.