A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) declarou nesta quarta-feira (4) que acionou a bandeira vermelha patamar 1 para o mês de setembro após uma revisão na bandeira tarifária.
O patamar passou de vermelho 2 para vermelho 1, representando um adicional de R$ 4,46 na conta de luz para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos, valor menor do que o anunciado na última semana. No patamar 2, o acréscimo previsto era de R$ 7,877 a cada 100 kWh consumidos.
A redução do nível, ocorre após a correção de informações do Programa Mensal de Operação (PMO), de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS).
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) identificou "inconsistências" nos dados de entrada do PMO. O erro afetou o cálculo de um dos indicadores para a definição da bandeira tarifária mês a mês.
Com a alteração, a diretoria da ANEEL informou que serão realizadas fiscalizações nos procedimentos dos agentes envolvidos na definição do PMO e cálculo das bandeiras.
É a primeira vez em três anos que o governo aciona a bandeira vermelha. O último registro foi durante a crise hídrica, em agosto de 2021.