O colunista Carlos Andreazza, da BandNews FM, analisou durante a manhã desta terça-feira (7) a possível realização de uma reforma ministerial no governo federal.
Desde os últimos meses de 2024, especula-se que o Executivo iria promover uma reforma ministerial para prestigiar os demais partidos que compõem a base do governo.
Segundo Lira, Lula deve realizar a reforma para diminuir insatisfações do Congresso e acabar com a "sub-representação" na Esplanada, já que o Partido dos Trabalhadores tem apenas 16% dos deputados da Casa e controla 80% dos recursos das pastas federais.
No entanto, Andreazza pontua que nem toda mudança ocorre para melhor e que é possível que o governo piore o atual panorama, mesmo com alterações nos comandos das pastas ministeriais.
Carlos vai além e ressalta que o presidente da República sabe que não vai ter o apoio do Congresso nas votações consideradas prioritárias para o governo.
Com isso, o intuito do petista seria o de "amarrar" alguns partidos 'chaves' já pensando nas eleições prsidenciais de 2026.