Anatel encontra torre de celular suspeita de interferir no GPS do aeroporto de Guarulhos

Equipamento irregular pode ser o responsável por atrasos e cancelamentos de voos

BandNews FM

Aeroporto de Guarulhos
Agência Brasil

Fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) encontraram a torre de celular irregular e suspeita de ser a causadora dos problemas no sinal do GPS do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

A empresa realizou uma investigação no entorno do terminal para localizar a fonte da interferência, responsável por afetar as operações de pousos e decolagens. Os fiscais desligaram o equipamento e fizeram testes que confirmaram o fim do problema no aeroporto

Diversos voos atrasaram ou foram cancelados nesta terça-feira (03), no Aeroporto Internacional de São Paulo, por ausa de uma nova falha no sinal do Sistema de Posicionamento Global (GPS). O mesmo problema tinha sido registrado na semana passada.

A suspeita é de que essa torre de celular tenha afetado o sistema de GPS do aeroporto. Entre os voos afetados estava o do bancário Kauã Alvarenga, que deveria ter partido de São Paulo às 9h15 da manhã com destino ao município de Sinop, no Mato Grosso.

Segundo a GRU Airport, responsável pelo aeroporto, o sinal do GPS foi normalizado às 17h, após o desligamento da torre.

A estrutura fica a 20 km do terminal, Mesmo assim, o sinal pode gerar impactos, como explica o gerente de fiscalização da Anatel, Maurício Peron: “Quando nós temos equipamentos que emitem radiofrequência, pode haver uma combinação de sinais que gere uma nova frequência indesejada e foi isso que aconteceu”.

Os pilotos reportaram a mesma falha na semana passada para a torre de controle do Aeroporto de Guarulhos. A Anatel constatou que o problema foi causado por sinais de radiofrequência que partiam do centro da cidade.

Valmar Gama, diretor da Associação Brasileira de Segurança da Aviação, alerta também para o risco das rádios piratas. “Como o nome já diz, é pirata. Muitas vezes utilizam frequências acima daquilo que é certificado e homologado pela Anatel. Nesse caso quem administra o Aeroporto vai tomar ações mitigatórias. Eles pedem apoio ao DECEA e normalmente aeronáutica, disponibiliza um avião chamado ‘avião laboratório’ e eles decolam e começam a monitorar para tentar localizar. Para depois acionar os órgãos competente para poder mitigar e tomar as ações corretivas para essa situação. ”

O diretor da Associação Brasileira de Segurança da Aviação afirma que o GPS dá segurança ao controle de tráfego. Valmar Gama ressalta que, na ausência desse sistema, as operações podem prosseguir. Mas é preciso separar mais as aeronaves para que possam ir e vir de maneira mais segura.

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