Ana Marcela Cunha é penta nos 25 km da Maratona Aquática

Nadadora já havia conquistado a medalha de bronze na prova de 10 km e ouro na de 5 km

Rádio BandNews FM

Ana Marcela tem sete medalhas de ouro, duas de prata e seis bronzes  Foto: Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos
Ana Marcela tem sete medalhas de ouro, duas de prata e seis bronzes
Foto: Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos

A nadadora brasileira Ana Marcela Cunha conquistou nesta quinta-feira (30) a medalha de ouro na prova dos 25 km da Maratona Aquática, no Campeonato Mundial, realizado em Budapeste, na Hungria.

A baiana é a única atleta a conquistar o pentacampeonato nesta modalidade. Com a conquista, ela iguala à holandesa Edith van Dijk como maior medalhista das provas de águas abertas em Campeonatos Mundiais.

Ana Marcela tem 15 medalhas em Mundiais. Na quarta-feira (29) ela já havia conquistado a medalha de bronze na prova de 10 km. Já na última segunda-feira (27), a nadadora também levou para casa o ouro na prova dos 5 km, chegando ao 2º ouro nesta categoria. O primeiro foi em 2019.

Ao todo, Ana Marcela tem sete medalhas de ouro, duas de prata e seis bronzes. Ela já havia vencido a prova de 25 km nos Mundiais de Esportes Aquáticos de Xangai, em 2011, de Kazan, em 2015, de Budapeste, em 2017, e de Gwangju, em 2019 e voltando a ganhar na capital da Hungria.

A dificuldade da prova desta quinta-feira (30) foi ser disputada um dia depois dos 10 km. O programa normalmente conta com cinco dias de descanso entre as provas e com um revezamento 4x1, sendo 25km no meio das competições. Mas neste ano, a prova por equipes foi a primeira a ser disputada, sem a presença da nadadora.

Na prova desta quinta-feira (30), apenas 16 mulheres largaram e três desistiram da competição.