A nadadora Ana Marcela Cunha venceu nesta segunda-feira (27) a prova de 5km da Maratona Aquática no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Budapeste. Com a vitória, a brasileira conquistou o bicampeonato mundial.
Esta é a 13ª medalha da atleta da Unisanta em Mundiais, a sexta na competição dos 5 km e o segundo ouro. A campeã olímpica já tinha vencido a prova em 2019.
A medalha de prata ficou com a francesa Angelie Murer e o bronze foi para a italiana Giulia Gabbriellishi. Viviane Jungblut também representou o Brasil na prova dos 5km e terminou em sétimo lugar.
Ana Marcela ainda vai buscar a medalha inédita na prova dos 10km, a distância olímpica, na quarta-feira (29). Na prova dos 25km, em que é tetracampeã, a disputa por medalhaS será na quinta-feira (30).
Ana Marcela afirmou após a prova que, apesar de já ter subido ao pódio antes, a vitória tem um sentimento especial: “Cada uma tem um gostinho especial, uma preparação diferente, uma história por trás. Acho que a minha primeira medalha, que foi a de bronze, eu comecei nos 5km, que foi no Canadá e foi ali que tudo começou. Poder chegar na décima terceira medalha de campeonato mundial, um ouro na prova dos 5, mostra a consistência do nosso trabalho e estou muito feliz com essa conquista”.
Ainda nesta segunda (27), o Brasil pode conquistar outra medalha no Mundial de Esportes Aquáticos, mas nos saltos ornamentais. Ingrid Oliveira se classificou em 4º lugar na semifinal e vai disputar a decisão da plataforma dos 10m, às 14h desta segunda (27).