Durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (22), a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, afirmou que o governo de São Paulo esteve em reunião com as cinco principais fornecedoras de oxigênio do estado, com o objetivo de conhecer os desafios das empresas e garantir o fornecimento de oxigênio.
Patrícia informou que entre os participantes estava a companhia de bebidas Ambev, que passará a produzir 120 cilindros de oxigênio por dia para o estado. Além disso, a empresa oferecerá a infraestrutura de logística para que o material chegue aos hospitais e UPAs.
A produção será intensificada na criação de uma nova indústria da empresa em até 10 dias e será localizada em Ribeirão Preto. Mais cedo, a Fiesp também se colocou à disposição e vai doar 250 cilindros ainda nessa semana para a cidade de São Paulo. O empréstimo foi articulado pelo presidente da entidade, Paulo Skaf, depois de um pedido da prefeitura.
Medidas de isolamento surtem efeito
Segundo o secretário Jean Gorinchteyn, os últimos dados mostram que o isolamento social e as medidas adotadas pelo governo de São Paulo durante a fase emergencial já estão surtindo efeito. Gorinchteyn exibe o aumento no índice de isolamento social, que nessa semana já começa com mais de 50% da população em casa.
Aumento de leitos
Durante a coletiva, foi anunciado que, visando o aumento de leitos para Covid-19 no estado, a partir de hoje o Hospital de Vila Penteado na zona norte do Estado de São Paulo passa a atender apenas pacientes com coronavírus. Com isso, São Paulo tem mais 166 leitos de UTI e outros 141 leitos de enfermaria. Os pacientes que eram tratados com outras doenças estão sendo realocados para outras unidades.