Líderes mundiais rebateram declarações feitas pelo presidente eleito dos Estados Unidos sobre mudanças geopolíticas.
Depois de Donald Trump falar em mudar o nome do Golfo do México, a presidente mexicana ironizou a ideia e sugeriu uma mudança no território americano.
Claudia Sheinbaum apontou em um mapa para os Estados Unidos e disse "por que não chamamos de América Mexicana?". A presidente ainda acrescentou que o nome "Golfo do México" é reconhecido pelas Nações Unidas.
Trump sugeriu mudar o nome da região para "Golfo da América", porque o país mexicano tem um "déficit enorme" com os Estados Unidos.
Na coletiva em Mar-a-Lago na terça-feira (7), o republicano também ameaçou tomar o controle do Canal do Panamá e da Groenlândia em nome da segurança nacional.
O presidente eleito disse ainda que poderia comprar a Groenlândia - território no ártico pertencente à Dinamarca - para "proteger o mundo livre". O presidente panamenho afirmou que a soberania do Canal não é negociável e é uma conquista irreversível.
A Dinamarca também repreendeu duramente a proposta de compra, dizendo que a maior ilha do mundo não está à venda.
Donald Trump toma posse nos Estados Unidos no próximo dia 20 em Washington, DC.
O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que foi convidado para a cerimônia e agora pede ao Supremo a liberação do passaporte para viajar a Washington.
O documento foi apreendido pela Polícia Federal em fevereiro do ano passado durante a operação que investiga a tentativa de golpe de Estado.
Pelas redes sociais, Bolsonaro escreveu que seu advogado já encaminhou para o ministro Alexandre de Moraes o pedido para reaver o passaporte e, assim, atender ao honroso e importante evento histórico.