O Amazonas registrou 3.079 novos casos de Covid-19 em um único dia neste domingo (16). Com a explosão de diagnósticos, as infecções totalizam 449 mil exames positivos desde o início da pandemia, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas.
Na atualização mais recente do boletim epidemiológico diário, uma morte foi registrada e agora contabiliza 13.857, no total.
A alta nos casos é resultado do avanço da variante Ômicron, que é mais transmissível.
As internações continuam em disparada nos hospitais de Manaus e no interior do estado. No período de uma semana, considerando os dados último domingo (09) e os números atualizados nesse domingo (16), houve um salto de 101 para 350 pacientes hospitalizados, um aumento de 246%.
Na capital amazonense os não-vacinados ou com apenas uma dose são a maioria das internações nas UTIs e leitos clínicos, responsáveis por 65% dessas hospitalizações.
Após um ano da crise de oxigênio que atingiu a região, a situação volta a preocupar os moradores. Manaus recebeu na última semana um centro de testagem para a realização de exames que detectem a Covid-19, mas o espaço se encontra lotado desde a inauguração.
O estado tem apenas 55% da população vacinada com ciclo completo, o ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde, é que esse número seja acima de 70%.