Amazonas decreta estado de emergência devido à estiagem

Nas últimas duas semanas, houve uma redução de 40% na capacidade de transporte fluvial na região

Rádio BandNews FM

Rio Negro, Amazonas
Reprodução/Agência Brasil

O governador do Amazonas, Wilson Lima, decretou situação de emergência e criou um Comitê de Gerenciamento de Crise, nesta sexta-feira (29), por causa da estiagem severa e das queimadas no estado. As medidas ainda serão publicadas no Diário Oficial.

A seca atinge 60 dos 62 municípios do estado, sendo que 18 estão em situação de emergência, de acordo com a Defesa Civil do Amazonas. A dificuldade de navegação, por conta da baixa dos rios, é um dos principais problemas enfrentados.

Nas últimas duas semanas, houve uma redução de 40% na capacidade de transporte fluvial na região, comprometendo a distribuição de água, alimentos, o transporte escolar, entre outros serviços.

Nesta quinta-feira (28), uma balsa de grande porte que transportava alimentos ficou encalhada no Rio Madeira. O comandante da embarcação autorizou a população a pegar a comida para reduzir o peso e seguir viagem.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.