Alunos seguem sem aulas em 7 escolas em Salvador por sensação de insegurança

Secretaria Municipal da Educação informou que sete escolas estão com as atividades suspensas nesta terça (19)

Rádio BandNews FM

Alunos seguem sem aulas em 7 escolas em Salvador por sensação de insegurança
Operação em Salvador
Reprodução/SSP-BA

Diversos alunos seguem sem aulas no bairro de Valéria e região, em Salvador, por causa da sensação de insegurança. 

A Secretaria Municipal da Educação informou que sete escolas estão com as atividades suspensas na manhã desta terça-feira (19). São 2.607 estudantes prejudicados. 

Além disso, três postos de saúde permanecem fechados: as unidades de Colinas de Periperi e Vila Fraternidade, no Subúrbio Ferroviário, além da unidade de Palestina, em Cajazeiras.

Por nota, a Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afroameríndia orientou as quase 700 comunidades de terreiro nos bairros em que estão ocorrendo as ações policiais a suspenderem as atividades até que a situação seja normalizada. 

Na internet, o governador Jerônimo Rodrigues informou que, assim como em outros estados, a Bahia foi contemplada com novas viaturas blindadas. 

Segundo ele, os equipamentos chegam para fortalecer o trabalho conjunto das Polícias Federal, Civil e Militar, em uma parceria do estado com o governo federal.

Nesta segunda-feira (18), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, negou que a Bahia esteja sob intervenção federal. 

Em coletiva na sede do Ministério, em Brasília, ele afirmou ainda que está acompanhando as operações em Salvador e mantém conversas frequentes com Jerônimo.

As viaturas blindadas, enviadas para reforçar o combate ao crime organizado na capital baiana, embarcaram nesta segunda-feira (18) em um navio da Marinha, no porto do Rio de Janeiro, e devem chegar à Salvador somente no final da semana. 

Os três blindados serão utilizados por equipes do COT (Comando de Operações Táticas) e do GPI (Grupo de Pronta Intervenção). 

Segundo a Superintendência Regional da PF na Bahia, a medida já estava definida antes da operação de sexta-feira (15), que terminou com a morte do policial federal Lucas Caribé, de 42 anos, no bairro de Valéria, e outros estados também foram contemplados. 

O também policial federal Hosannah Carneiro foi atingido de raspão no rosto na mesma operação - o estado de saúde dele não foi divulgado. 

Já o policial civil Vockton Carvalho, atingido no olho por estilhaços de granada durante operação no bairro, terá a visão comprometida. 

Vockton está internado desde sexta-feira (15) e o quadro de saúde é estável. 

Desde a ação em Valéria na sexta-feira (15), nove suspeitos foram mortos em confronto com a polícia e um foi preso. As forças estaduais e federal de Segurança Pública seguem em busca de outros suspeitos.