Alison "Mamute" ganha documentário às vésperas da disputa pelo bicampeonato olímpico

Série com quatro episódios será lançada no canal BandSports a partir de 19 de julho

Mauricio Ferreira

Alison Mamute, campeão olímpico no vôlei de praia
Foto: Red Bull

A história do campeão olímpico do vôlei de praia nos Jogos do Rio de Janeiro ganhou vida em forma de documentário. Foi a maneira encontrada pelo diretor e produtor Douglas Menezes para contar uma carreira de superação, premiada com a medalha dourada de Alison na Arena de Copacabana. Em "Mamute - quanto maior o sonho, maior a luta", a ideia de Douglas foi mostrar as barreiras quebradas pelo campeão até chegar ao lugar mais alto do pódio.

"A gente tem muitos atletas, muitos campeões como o Alison, e a gente não sabe muito das histórias. Daí partiu a minha vontade de contar a história do Alison. Eu o conheci em 2013 e fui acompanhando a carreira dele. Fui para o Rio em 2016 e vi ele ganhar, acompanhei a corrida olímpica… alguém tem que contar essa história e esse alguém vai ser eu", conta Douglas Menezes.

Mas a missão de convencer Alison Mamute a topar a ideia não foi tão fácil como levantar uma bola para o gigante cortar do outro lado da quadra.

"Cheguei nele, fui 'devagarzinho', vamos fazer um videozinho com a sua história, curtinho. Aos poucos fui me aproximando, filmando, filmando e o projeto cresceu até chegar onde está", complementa Douglas.

O projeto do documentário deixou o campeão olímpico emocionado. Apesar de a série mostrar todas as dificuldades enfrentadas por Mamute ao longo da carreira, o medalhista de ouro não espera mais reconhecimento pessoal, e sim servir como exemplo para as pessoas, não só no esporte.

"Fiquei muito feliz por saber que minha história de vida, na carreira, profissional e pessoal, vai virar um documentário. O Brasil tem essa característica de valorizar pouco seus ídolos. Mas não vejo valorização, espero que as pessoas possam usar como espelho esse documentário para o dia a dia, na vida pessoal e profissional. Todo mundo, um ser humano normal que vai para o trabalho", conta Alison.

Foram inúmeros depoimentos colhidos pelos produtores para a série de quatro episódios. Álvaro Filho, atual parceiro de Alison, Emanuel, companheiro na medalha de prata em Londres 2012, mas também personagens que estiveram sempre do outro lado da rede, como o americano Phil Dalhausser.

"Fico muito feliz em saber que marquei meu nome na história do vôlei de praia, que sou uma referência, e que, mesmo como adversários, as pessoas têm respeito", diz Alison.

O lançamento do documentário no BandSports será na segunda-feira, dia 19 de julho, às 18h30. Até quinta-feira, o canal exibirá um novo episódio por dia, sempre no mesmo horário.

Episódio 1 - 19 de Julho de 2021 - 18h30  

Episódio 2 - 20 de Julho de 2021 - 18h30  

Episódio 3 - 21 de Julho de 2021 - 18h30  

Episódio 4 - 22 de Julho de 2021 - 18h30

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.