A colunista da BandNews FM, Mônica Bergamo, entende que faltou articulação política de Lula com o Congresso Nacional, destacada pela revogação de parte dos textos dos decretos presidenciais no marco legal do saneamento básico na Câmara dos Deputados.
As casas legislativas barraram os itens que permitiam contratos sem licitação por empresas estatais em regiões metropolitanas, aglomerações urbanas ou em microrregiões, e a extensão dos prazos para comprovação de capacidade financeira.
Para a jornalista, a falta de comunicação do presidente Luís Inácio Lula da Silva com o Congresso Nacional tornou-se um problema central para o governo, que preocupa também os apoiadores do presidente.
Em contato com ministros do atual governo, Mônica apurou que a decisão da Câmara contra os dispositivos apresentados por Lula gerou perplexidade nos ministérios, e a derrota pode escancarar uma fragilidade do petista.
Após a votação na primeira casa do Congresso, o marco legal do saneamento básico vai seguir para votação no Senado, onde precisará da maioria dos votos dos senadores presentes para ser aprovado.
De acordo com o presidente Rodrigo Pacheco, o Senado deve seguir a posição da Câmara e manter os vetos em parte dos dispositivos de Lula.