Aliado de Trump, Steve Bannon é solto após entregar passaporte

Ex-estrategista da Casa Branca é investigado por ser peça-chave na invasão ao Capitólio

BandNews FM

Ex-estrategista da Casa Branca é investigado por ser peça-chave na invasão ao Capitólio  Foto: Reprodução/Getty Images
Ex-estrategista da Casa Branca é investigado por ser peça-chave na invasão ao Capitólio
Foto: Reprodução/Getty Images

O ex-estrategista da Casa Branca, Steve Bannon, se entregou ao FBI, a polícia federal americana, nesta segunda-feira (15). O guru da extrema-direita não compareceu para prestar esclarecimentos na comissão legislativa que investiga a invasão ao Capitólio no dia 6 de janeiro, por isso, foi detido.

Após se entregar, Bannon aceitou as condições de um corte federal e não ficará detido. Mas precisará entregar o passaporte, se apresentar regularmente ao juiz e deverá comunicar qualquer viagem ou mudança de endereço. Na próxima quinta(18), o aliado de Trump deve retornar à corte.

O ex-assessor da Casa Branca vem se recusando a colaborar com as investigações sobre o ataque de apoiadores do ex-presidente ao Congresso. Bannon é procurado por ter sido peça-chave no ataque.

Na sexta-feira (12), Steve Bannon foi denunciado duas vezes por desacato. Ele se recusou a comparecer para depor e se recusou a entregar os documentos para a entrega de uma intimação policial.

Os parlamentares que investigam os atos de insurreição acreditam que Bannon sabia dos planos para o ataque. A Câmara dos Deputados, de maioria democrata, já aprovou uma determinação para que o Departamento de Estado tome providências contra o aliado de Trump.

Antes de se entregar as autoridades nesta segunda (15), Bannon disse estar empenhado em “derrubar o regime de Biden”. Assim como Trump, Bannon alega ter havido fraude nas eleições americanas, o que nunca foi provado.