Os principais aeroportos da Alemanha estão parados nesta sexta-feira (17) por conta de uma greve de 24 horas convocada por aeroportuários. Mais de dois mil voos foram cancelados apenas pela Lufthansa, a maior companhia do país.
As operações foram suspensas nos terminais centrais de Munique e Frankfurt.
A paralisação acontece no dia em que chefes de Estado chegam a Bavária para a Conferência Mundial de Segurança de Munique, o maior evento de segurança da Europa.
Segundo a Associação Alemanha de Aeroportos, mais de 295 mil passageiros serão impactados e, ao menos, 2340 voos foram cancelados, inclusive as partidas internacionais.
Em comunicado, Michael Niggemann, membro do conselho executivo da Lufthansa disse lamentar os transtornos aos passageiros: “Lamentamos o enorme impacto desta greve de advertência, que está sendo realizada às custas de nossos passageiros. Não fazemos parte da negociação coletiva e não temos influência sobre ela – no entanto, nossos convidados e nós somos massivamente afetados”.
Os Trabalhadores pedem reajuste salarial e ameaçam as autoridades caso o pedido não seja atendido.
O sindicato da categoria pede um aumento de 10,5% nos salários. “Se nada for feito sobre o pagamento agora, todos teremos outro verão caótico”, afirmou a vice-presidente do Verdi, Christiane Behle, ao Inforadio.