Além do Samba: blocos de rua no carnaval de SP que fogem do convencional

“Eu não era um folião, ouvia apenas Beatles. Conseguimos trazer muitas pessoas para a cultura do carnaval” conta um dos fundadores do “Sargento Pimenta” em entrevista à BandNewsFM

Adrielly Souza*

Desfile de rua do bloco Sargento Pimenta, em São Paulo
Reprodução

Com a chegada do carnaval, milhares de pessoas se preparam para dias de calor, cerveja gelada, samba e diversão. No entanto, nem todos são entusiastas dessa festividade típica brasileira. Neste ano, estão previstos mais de 500 desfiles de rua na cidade de São Paulo, com um público estimado em 15 milhões de pessoas circulando pelas ruas até 18 de fevereiro.

O samba nasceu na década de 1910 e não demorou para as escolas de samba surgirem e incorporarem instrumentos que hoje são considerados tradicionais no carnaval, como o tambor, chocalho e pandeiro. Os desfiles de grupos carnavalescos foram o começo dessa prática marcante do “carnaval contemporâneo” que conhecemos.


Atualmente, os blocos de rua atraem milhares de foliões todos os anos. Quem não gosta dos ritmos como o samba, o maracatu e o frevo, que são símbolos dessa data, buscam adaptações de outros gêneros. 

“Me reuni com alguns amigos e sentimos que o carnaval podia renascer com estilos musicais diferente do comum, e desse entendimento surgiu a ideia de um bloquinho de rua que tocasse apenas Beatles”, conta o fundador e diretor musical do bloco Sargento Pimenta, Leandro Donner.

O bloco criado no fim de 2010 se popularizou rapidamente e, após três meses, já contava com uma bateria de 60 pessoas, com ensaios marcado e estreia definida para o carnaval do ano seguinte em 2011. O nome “Sargento Pimenta” surgiu do icônico álbum idealizado por Paul McCartney "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (1967).

“Tudo aconteceu muito rápido no começo, mas, depois desses 15 anos, consegui perceber que a junção dos dois mundos (Carnaval e Beatles) contribuiu para que pessoas que gostavam apenas de Beatles conhecessem um pouco mais do carnaval de rua, e o contrário também. Esses relatos que fazem a gente continuar ano após ano", comemora o fundador.

Outro bloco que foge do comum é o “Chega Mais”, que consolida fãs desde dezembro de 2013 e conta com um repertório de sucessos dos anos 80. O cortejo resgata canções de outras gerações, incluindo composições de Chico Buarque, Caetano Veloso, Gal Costa e Rita Lee.

“Tivemos que aprender tudo na raça, não existia nem guia de regra definido pela prefeitura para blocos pequenos naquele tempo, criamos a logística e fomos atrás de parcerias na força e na coragem. Nosso primeiro desfile começou com 100 pessoas e hoje já chega a 8 mil foliões, ficamos sempre surpresos pelo tanto de gente com a mesma vontade que a nossa de se sentir pertencente, e vejo que o bloco de rua é o lugar ideal para isso", explica o fundador e mestre de bateria do bloco, Rodrigo Bueno.

O punk rock é representado no Carnaval pelo “Bloco 77 Punk", que surgiu em 2014 como mais uma opção não convencional. O público-alvo são os foliões que buscam um ambiente festivo e contestador, tanto nas letras cantadas que exploram o rock nacional, quanto nas roupas que expressam frases e gritos de protestos.

“O estilo de música que gostamos já abrange um público menos representado, e desde a nossa estreia já recebemos diversos feedbacks de pessoas que não participavam do carnaval e depois que descobriram que não existia bloco só de samba, começaram a ser frequentadores anuais do cortejo. Nosso objetivo sempre foi focar na diversão e nas músicas que são nosso diferencial, por isso reescrevemos as marchinhas, e as vezes trocamos as letras para se adequar a festividade, mas sem perder a essência do rock ”.diz a fundadora e puxadora do bloco 77 Punk, Leticia Bernade.

AGENDA DOS BLOCOS

Bloco Sargento Pimenta

O Bloco do Sargento Pimenta vai homenagear Rita Lee no Carnaval 2024 ??

Com o tema “Rita in The Sky With Diamonds”. A nossa eterna rainha do rock, como se sabe, lançou um disco só de canções do quarteto de Liverpool, de quem era fã.

• Data e horário: domingo (18) a partir das 15h

• Local:  Praça da República 

• Acompanhe mais detalhes no Instagram: blocodosargentopimenta 

Bloco Chega Mais

O Bloco do Chega Mais vai completar 10 anos em 2024

• Data e horário: domingo (18) a partir das 12h

• Local:  Rua Inácio Pereira da Rocha, esquina com Mourato Coelho

• Acompanhe mais detalhes no Instagram: blocochegamais_80


Bloco 77 - Os Originais do Punk

Com o tema: tente mudar o amanhã, o bloco de rock paulistano vai contar com várias marchinhas e músicas boa para comemorar!

• Data e horário: sábado (10) a partir das 12h

• Local:  Rua Barra Funda, 1.071

• Acompanhe mais detalhes no Instagram: bloco77

*Sob supervisão de Bruna Bazi Barone

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.