A Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais anunciou nesta segunda-feira (23), que o longa-metragem “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, está selecionado para representar o Brasil na corrida de Melhor Filme Internacional no Oscar de 2025. A produção foi escolhida por unanimidade pelo Comitê de Seleção da ABCAA, presidido pela atriz e diretora Bárbara Paz, desbancando outras cinco produções.
O filme estreou no Festival de Cinema de Veneza deste ano, onde levou o prêmio de Melhor Roteiro. Desde então, a obra vem recebendo grande destaque e reconhecimento global. Além da apresentação na cidade italiana, o título também foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto, em Nova York, em San Sebástian (Espanha) e levou o prêmio de Melhor Direção em uma mostra no Festival de Berlim.
“Ainda Estou Aqui” é baseado no livro do jornalista Marcelo Rubens Paiva e retrata a trajetória da família do próprio autor durante a ditadura militar. Protagonizado por Fernanda Torres, no papel da mãe de Marcelo, Eunice de Souza, a produção reproduz os terrores do período ditatorial após a prisão do marido dela, Rubens Paiva, interpretado por Selton Mello.
O filme de Walter Salles vai estrear nos cinemas brasileiros no dia 7 de novembro. A primeira exibição do longa no Brasil, porém, será na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em outubro.