Os agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar vão começar a utilizar câmeras nos uniformes a partir de segunda-feira (8). A informação foi confirmada à BandNews FM pelo secretário de Polícia Militar, Luiz Henrique Pires.
O anúncio ocorre dias depois de uma operação em que três suspeitos já rendidos foram mortos por policiais no Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio. O caso é investigado pela Polícia Civil e pela Corregedoria da PM.
As imagens gravadas em uma casa mostraram os homens amarrados com as mãos para trás dentro do imóvel ao lado dos policiais, que não tinham câmeras nas fardas.
As armas dos agentes do Bope foram apreendidas para passar por perícia. Porém, as câmeras que flagraram os PMs dentro da casa não foram encontradas.
Segundo a Polícia Militar, a instalação das câmeras segue a determinação do Supremo Tribunal Federal. A previsão é de que os uniformes estejam equipados até julho de 2024.
11.249 câmeras já estão em funcionamento em toda a corporação e outras 1.660 estão em fase de implantação. Ao todo, cerca de 13 mil câmeras vão ser utilizadas.
Dois PMs que participaram da ação já prestaram depoimento e outros seis foram ouvidos pela Corregedoria da corporação.