Afegãos fazem manifestações no Dia da Independência do país

Independência comemorada nesta quinta-feira (19) celebra a separação do Reino Unido, que esteve no país até 1919

BandNews FM

Afegãos protestam em diferentes cidades nesta quinta-feira (19) Foto: Reprodução/Redes Sociais
Afegãos protestam em diferentes cidades nesta quinta-feira (19)
Foto: Reprodução/Redes Sociais

No Dia da Independência do Afeganistão, afegãos protestam em diferentes cidades nesta quinta-feira (19). São as primeiras ações de resistência à tomada de poder do Talibã.

De acordo com os veículos internacionais, as manifestações acontecem principalmente na capital Cabul e nas cidades de Jalalabad e Asadabad e no distrito da província de Paktia.

A independência comemorada nesta quinta-feira (19) é a data que marca a libertação do Reino Unido, que esteve no país até 1919.

Nesta quarta-feira (18), ao menos três pessoas morreram após forças do Talibã reprimirem um protesto, em Jalalabad, no Afeganistão.

Testemunhas relataram às agências internacionais de notícias que o grupo extremista disparou contra manifestantes, deixando dezenas de feridos.

Foi a primeira manifestação contra a tomada do poder pelo grupo extremista. Os manifestantes reclamavam da retirada da bandeira do Afeganistão de monumentos na cidade.

No último domingo (15), o Talibã chegou a Cabul, capital do pais, e tomou o poder.

A repressão vai na contramão do que anunciou o próprio Talibã, de que manteria a paz no país, sem buscar vingança de antigos inimigos.